Logo

Curso: NEGOCIAÇÕES SINDICAIS, NEGOCIANDO COM NEGOCIADORES.

Carga horária:



Objetivo:

Oportunizar aos participantes o conheci-mento sobre estratégias e técnicas de negociação, ministrado por Negociado-res experientes que vivem o dia-a-dia das relações sindicais.

Programa totalmente voltado para os aspectos práticos das Negociações Sindi-cais, especialmente na mesa de negocia-ção, suportado por embasamento teóri-co necessário.



Público:


Conteúdo:

1. Organização Sindical
- Filosofia
- Aspectos político-ideológicos
- Objetivos

2. Perfil do Negociador
- Aspectos éticos, técnicos e comportamentais

3. O Processo de Negociação
- A preparação
- O planejamento e a negociação
- A avaliação da pauta
- Postura
- O quê fazer
- Quando, como, porquê
- Resultados esperados
- O quê não fazer e porquê
- Nível de preparação necessário

4. Como elaborar as propostas e contrapropostas

5. As Técnicas de apresentação das propostas
- Como recepcionar as propostas ou contrapropostas
- Como trabalhar os pares e assessores 

6. As “armas” e recursos normalmente utilizados
- Os recursos
- As sondagens
- Quem, como, quando, onde

7. Como administrar as pressões e ansiedades decorrentes do processo

8. Como se relacionar com o Negociador do Sindicato
- O quê fazer
- O quê não fazer

9. A greve, as paralizações, as assembleias - Como negociar nestes campos

10. O Plano de Contingência
- As preliminares
- O local de negociação



Facilitador(es):

Francisco Daniel Ernst - Integrou os Grupos de Negociadores do SIMERS - Sindicato das Industrias de Máquinas Agrícolas/RS por mais de 20 anos e Relações Trabalhistas e Sindicais da ANFAVEA - Associação dos Fabricantes Veículos Automotores.
Foi membro dos Conselhos Deliberativos e Consultivos do SESI e SENAI/RS, CENEX - Centro de Exce-lência Empresarial, CONTRAB - Conselho de Relações do Trabalho da FIERGS e ABRH/RS. Como Exe-cutivo atuou em empresas como John Deere, Fitesa, Unesul e Senai.
É Administrador de Empresas, cursou MBA em Marketing - ESPM e é especialização em Direção de Relações Industriais pea OIT - Turim/Itália.

 

Henrique José da Rocha - Membro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul (1994) - inscrição OAB/RS 36.568, Coordenador do Núcleo de Direito do Trabalho do Centro de Estudos da OAB-RS (CEOAB) - Direi-to do Trabalho (2011).
Formou-se Bacharel em Direito pela PUCRS (1994), cursou especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela UNISINOS (1999), adquiriou o título de Mestre em Direito pela PUCRS (2006) e é Doutorando em Direito pela Universidad de Burgos - UBU (Espanha) . Atuou como professor de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Sindical na PUCRS (2002), coordenador do departamento de Direito Público e Social da PUCRS (2013), é professor Convidado de Cursos de Pós-Graduação da PUCRS, UniRitter e IDC (2003), atua como advogado especializado na área trabalhista patronal e realiza consultorias jurídicas em de empresas e sindicatos de empresas.